quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Jornais americanos demitiram mais de 3 mil jornalistas em 2011

A crise dos impressos nos Estados Unidos segue contabilizando vítimas. Em 2011, os jornais registraram mais de 3.770 demissões. De acordo com o site Paper Cuts, só nas últimas semanas de dezembro, 50 postos de trabalho foram eliminados do The Virginian Pilot e outros quatro no Peoria Journal Star.
Outra situação preocupante é a dos 16 repórteres regionais do The New York Times que trabalham nas sucursais de Alabama, Califórnia, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Flórida que ainda não sabem seu destino já que o jornal negocia a venda dessas unidades.
Em 2011, as receitas publicitárias dos jornais americanos ficaram próximas de US$24 bilhões, mais de US$49 bi a menos do que em 2005. De acordo com relatório do Nieman Journalism Lab, as redações estão projetando novas perdas de receitas em 2012. "E apesar de algumas tendências positivas em publicidade digital e 'inovação dos tablets', o presente é uma batalha interminável e o futuro próximo, uma incógnita", diz trecho do documento.
A situação dos jornais impressos no país não se estabiliza desde 2008. Nessa época, em dois meses foram registradas cerca de 500 demissões em cinco grandes jornais. As empresas alegaram que os cortes ocorreram após uma queda de receita de 7%. Só o The New York Times demitiu 100 profissionais entre repórteres, editores, correspondentes e fotógrafos, uma redução aproximada de 8% em seu quadro total de colaboradores. No mesmo período, jornais como Tribune, Chicago Tribune, Los Angeles Times, Boston Globe e Telegram & Gazette também demitiram.


Receitas de jornais norte-americanos apresentam queda em 2011
Mesmo com estimativas positivas, os jornais norte-americanos enfrentam uma nova queda nas vendas de anúncios em 2011. Estipula-se que as receitas publicitárias dos jornais fiquem em torno de 24 bilhões de dólares este ano, mais de 49 bilhões a menos do que em 2005. As informações são do Knight Center for Journalism in the Americas.
De acordo com o Nieman Journalism Lab, as redações estão projetando novas perdas de receitas em 2012. "E apesar de algumas tendências positivas em publicidade digital e 'inovação dos tablets', o presente é uma batalha interminável - o futuro próximo, pelo menos, parece tão ruim ou pior do que hoje", escreveu o profissional Ken Doctor.
Em uma pesquisa com executivos de mídias impressas dos Estados Unidos e Canadá, "as receitas com anúncios estão pior do que o esperado neste ano", afirmaram os representantes das empresas.

Créditos: Site Portal Imprensa.

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